COLONIZAÇÃO
A Companhia Holandesa das Índias Orientais fundou uma estação de abastecimento que mais tarde viria ser a Cidade do Cabo.A Cidade do Cabo tornou-se uma colônia britânica em 1806. A colonização européia expandiu-se na década de 1820 com os Boêres (colonos de origem Holandesa, Flamenga,Francesa e Alemã).Mais tarde, a descoberta de minas de diamante e de ouro desencadeou um conflito do século XIX.
A África do Sul conseguiu sua independência política 1961 em e declarou-se uma república.
ECONOMIA
Pela classificação da ONU a África do Sul é um país de renda média,com uma oferta abundante de recursos,com bem desenvolvido em setores financeiros,jurídicos,de comunicação,energia e transportes,moder infra-estrutura,eficiente mercadorias em grandes centros urbanos.
5% - agricultura;
35% - indústria;
60% - serviços;
- Agricultura - principais produtos: milho, açúcar, frutas, vegetais e lã;
- Indústria - mineração (maior produtor mundial de platina, ouro e cromo),
montadoras de veículos, metalúrgica, maquinaria, têxtil, ferro e aço, química,
fertilizantes e alimentícia.
CULTURA
Não existe uma única cultura sul-africana, devido à diversidade étnica do país, e cada grupo racial tem a sua própria identidade cultural. Isto pode ser apreciado nas diferenças na alimentação, na música e na dança entre os vários grupos. Há, no entanto, alguns traços unificadores.
TURISMO
A África do Sul é um país ensolarado e de contrastes. Rico em diversidade cultural, étnica e em recursos naturais. É o principal produtor mundial de ouro e possui inigualáveis parques para safáris. As reservas naturais, as paisagens exuberantes e as praias são as principais atrações turísticas.
ESPORTE
Os sul africanos são ligados em esportes. Os mais populares são o cricket, futebol, rugby e boxe. Logo atrás deles vem a natação, golfe, basquete, surfe e skateboarding.O país produz diversos atletas que se destacam mundo afora. O país, como sede que é, teve sua classificação de forma automática e participará da copa do mundo de futebol de 2010, a primeira que será realizada em continente africano.No rugby, o país foi campeão mundial em 1995, logo após a queda do apartheid, e 2007, contra os tradicionais campeões, os ingleses.
FOME
Todas as noites, um terço dos 850 milhões de habitantes do continente africano vai dormir com fome. São quase 300 milhões de bocas sem terem o que comer regularmente. Desse total, há 237 milhões sofrendo de desnutrição. Somente na África do Sul, considerada a economia mais rica da região, metade da população de 49 milhões vive na linha da pobreza, com menos de US$ 2 por dia, segundo dados do Banco Mundial. Por isso, na África, aumenta o tom do discurso para que a Copa do Mundo-2010 traga mais benefícios do que saciar a fome de futebol de alto nível.
SAÚDE
A expansão da AIDS (síndrome da imuno-deficiência adquirida) é um problema alarmante na África do Sul chegando a atingir 31% das mulheres grávidas em 2005 e uma taxa de infecção nos adultos estimada em 20%.A ligação entre HIV, um vírus transmitido principalmente por contato sexual.Consiste também muitas mortes no país são causadas por má nutrição, e muita pobreza existente nas comunidades carentes presente no país.
EDUCAÇÃO
A educação na África do Sul é a segunda melhor do continente africano(atrás de Líbia).O ensino e obrigatótio para os brancos,mestiços e asiáticos dos 7 aos 16 anos,e para os negros de 7 aos11 anos.Sendo 12 escolas vocacionais e 23 universidaddes.A partir de 1991,escolas autorizadas a receber alunos de todas as raças.
PROBLEMAS SOCIAIS
Segundo uma pesquisa para o período 1998-2000 elaborada pela Organização das Nações Unidas,a África do Sul foi classificada em segundo lugar em assasinatos e em primeiro para assaltos e estrupos.
África do Sul é um país rico mais com um índice alto em assaltos,mortalidades e vários problemas sociais que afetam a sociedade.Já a (AIDS)é uma doença que é muito transmitida entre toda a sociedade africana entre um ato sexual,a educação,o esporte,a cultura e o turismo são bem deselvolvidos no continente africano pois possiu um alto investimento do governo.
ResponderExcluir