quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Países Periféricos

Países Periféricos?
São os países que não atingem grau de desenvolvimento econômico,maior poder político,militar e tecnológico.Assim os países periféricos comercializam a matéria-prima e mão de obra barata,então esses países possuem uma relação menor passando a ser dependente dos países centais causando então mais prejuízos.Ex:As empresas multinacionais estão sempre em busca de novos mercados consumidores,com isso fortalecem e expandem seus negócios, aumentam seus lucros e normalmente exploram os países periféricos com matéria prima e mão de obra barata.
A explicação e a produção intelectual ficou vidente que o desenvolvimento econômico não se dava por etapas.A teoria para os países "atrasados"que são os países periféricos e assim eles não passariam pela modernizaçaõ e industrialização da economia.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

África do Sul(colonização)

COLONIZAÇÃO
A Companhia Holandesa das Índias Orientais fundou uma estação de abastecimento que mais tarde viria ser a Cidade do Cabo.A Cidade do Cabo tornou-se uma colônia britânica em 1806. A colonização européia expandiu-se na década de 1820 com os Boêres (colonos de origem Holandesa, Flamenga,Francesa e Alemã).Mais tarde, a descoberta de minas de diamante e de ouro desencadeou um conflito do século XIX.
A África do Sul conseguiu sua independência política 1961 em e declarou-se uma república.


ECONOMIA
Pela classificação da ONU a África do Sul é um país de renda média,com uma oferta abundante de recursos,com bem desenvolvido em setores financeiros,jurídicos,de comunicação,energia e transportes,moder infra-estrutura,eficiente mercadorias em grandes centros urbanos.
5% - agricultura;

35% - indústria;
60% - serviços;
- Agricultura - principais produtos: milho, açúcar, frutas, vegetais e lã;
- Indústria - mineração (maior produtor mundial de platina, ouro e cromo),
montadoras de veículos, metalúrgica, maquinaria, têxtil, ferro e aço, química,
fertilizantes e alimentícia.

CULTURA
Não existe uma única cultura sul-africana, devido à diversidade étnica do país, e cada grupo racial tem a sua própria identidade cultural. Isto pode ser apreciado nas diferenças na alimentação, na música e na dança entre os vários grupos. Há, no entanto, alguns traços unificadores.
http://ultimaparada.files.wordpress.com/2009/01/africa-artesanato.jpg

TURISMO
A África do Sul é um país ensolarado e de contrastes. Rico em diversidade cultural, étnica e em recursos naturais. É o principal produtor mundial de ouro e possui inigualáveis parques para safáris. As reservas naturais, as paisagens exuberantes e as praias são as principais atrações turísticas.
http://www.elap.com.br/imagensconteudo/turismo-162.jpg

ESPORTE
Os sul africanos são ligados em esportes. Os mais populares são o cricket, futebol, rugby e boxe. Logo atrás deles vem a natação, golfe, basquete, surfe e skateboarding.O país produz diversos atletas que se destacam mundo afora. O país, como sede que é, teve sua classificação de forma automática e participará da copa do mundo de futebol de 2010, a primeira que será realizada em continente africano.No rugby, o país foi campeão mundial em 1995, logo após a queda do apartheid, e 2007, contra os tradicionais campeões, os ingleses.
http://www.brasilescola.com/upload/e/esportes%20mandela(1).jpg

FOME
Todas as noites, um terço dos 850 milhões de habitantes do continente africano vai dormir com fome. São quase 300 milhões de bocas sem terem o que comer regularmente. Desse total, há 237 milhões sofrendo de desnutrição. Somente na África do Sul, considerada a economia mais rica da região, metade da população de 49 milhões vive na linha da pobreza, com menos de US$ 2 por dia, segundo dados do Banco Mundial. Por isso, na África, aumenta o tom do discurso para que a Copa do Mundo-2010 traga mais benefícios do que saciar a fome de futebol de alto nível.
http://aquazensia.files.wordpress.com/2007/06/450547675_e8d0e3b81a.jpg

SAÚDE
A expansão da AIDS (síndrome da imuno-deficiência adquirida) é um problema alarmante na África do Sul chegando a atingir 31% das mulheres grávidas em 2005 e uma taxa de infecção nos adultos estimada em 20%.A ligação entre HIV, um vírus transmitido principalmente por contato sexual.Consiste também muitas mortes no país são causadas por má nutrição, e muita pobreza existente nas comunidades carentes presente no país.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,10841827-EX,00.jpg

EDUCAÇÃO
A educação na África do Sul é a segunda melhor do continente africano(atrás de Líbia).O ensino e obrigatótio para os brancos,mestiços e asiáticos dos 7 aos 16 anos,e para os negros de 7 aos11 anos.Sendo 12 escolas vocacionais e 23 universidaddes.A partir de 1991,escolas autorizadas a receber alunos de todas as raças.
http://www.africanidade.com/content_images/5/escola%20angola.JPG

PROBLEMAS SOCIAIS
Segundo uma pesquisa para o período 1998-2000 elaborada pela Organização das Nações Unidas,a África do Sul foi classificada em segundo lugar em assasinatos e em primeiro para assaltos e estrupos.

África do Sul

Dados Gerais

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/40/Coat_of_Arms_of_South_Africa_(1932-2000).svg/225px-Coat_of_Arms_of_South_Africa_(1932-2000).svg.png
Brasão de Armas

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/africa-do-sul/imagens/bandeira-da-africa-do-sul.gif
Bandeira

Capital:Cidade do Cabo
Cidade mais populosa:Joanesburgo
Hino Nacional:Nacional Anthem of South Africa
Língua oficial:Inglês e Africâner
Independência:Reino Unido(31 de maio de 1961)
Área total:1.221.037 km²
População(2008):47.900.000
Moeda:Rand
Fuso Horário:+5

sexta-feira, 18 de junho de 2010

África(fome)

FOME
O continente africano é um grande produtor e exportador de produtos da produção agrícola, no entanto não consegue alimentar sua população. A África apresenta um elevadíssimo número de subnutridos, isso lhe dá a condição de pior do mundo nesse aspecto.
O continente se caracteriza pela presença da fome, realidade que aumenta a cada dia. Os países que mais sofrem com a fome são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola.
As estimativas são pessimistas, segundo um relatório do Instituto Internacional de Pesquisa em Política de Alimentação, o número de crianças subnutridas subirá cerca de 18%, estimativa para o ano de 2020.
De acordo com a escassez de alimento na África provoca a instabilidade política, desse modo, a fome é, ao mesmo tempo, causa e conseqüência da pobreza. Além disso, é causa e conseqüência dos conflitos.
No mesmo estudo foi divulgada outra estimativa, que afirma que nos próximos 20 anos o continente africano terá uma diminuição na produção de alimentos em cerca de 20%, fato desencadeado pelos conflitos internos.
Segundo estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 150 milhões de pessoas africanas não tem acesso à quantidade mínima de calorias diárias. E o pior, outros 23 milhões podem literalmente morrer de fome ou por causas provenientes da mesma, como insuficiência de determinados nutrientes no organismo: falta de potássio, proteína, cálcio, entre outros.
É de conhecimento de todos que a África convive com o problema da fome, agora basta saber quais fatores desencadearam as diversas mazelas sociais que essa parte do mundo se sujeita.
Uma das causas da fome está ligada à forma de ocupação do território e a extrema dependência econômica externa, herdada do período do colonialismo. Isso é agravado ainda mais com o acelerado crescimento populacional.
As taxas de crescimento natural na África são as mais elevadas do mundo. Para se ter uma idéia, a população africana em 1950 era constituída por 221 milhões de pessoas, atualmente, são mais de 850 milhões.
São muitos os motivos que proporcionam esta situação deplorável. A seguir, os fatores que favorecem a proliferação da fome no continente:
• Ocupação de grande parte das terras para o plantio de culturas monocultoras destinadas à exportação, portanto não produzem alimentos que abastecem o mercado interno.
• Diminuição da oferta de alimentos no continente.
• Grande ocorrência de desertificação, em razão da ocupação de áreas impróprias para agricultura.
• Diminuição das pastagens e terras férteis no continente.
• Os conflitos étnicos que resultam em guerras civis.
Em suma, o que temos é um quadro socioeconômico bastante debilitado, e as perspectivas são negativas em relação a esse continente.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFckBhVv22O5IyABfbf1qv0kGltZ15Lqh-QO9hu8QrfhouRp6K9x1gZRtccLTrTilAXyin4E-BEqsB3BCr81XwsKRhE-RG3GKP_LDFIcRyjGwecTQVx8afjzs9_HU9xVOz4KFxhEV4Lg/s320/fome+em+africa.jpg

África(saúde)

SAÚDE
O estudo “Situação de Meninos e Meninas na África 2008” analisa êxitos e fracassos dos governos africanos em matéria de saúde e sobrevivência da população infantil, que complementa o informe mundial realizado pelo Unicef. Os dados são impressionantes. Apenas 22% dos nascimentos do mundo ocorrem na África, mas metade dos 10 milhões de mortes de crianças no planeta a cada ano ocorrem neste continente. A África é o único continente onde esses menores morrem por doenças que podem ser evitadas e curadas.

A malaria é a causa da morte de 18% dos menores de 5 anos na África, diz o informe. As doenças que causam diarréia e pneumonia, com maior incidência nas comunidades pobres onde a infra-estrutura de saneamento é ruim e as pessoas sofrem desnutrição e estão expostas à contaminação, são responsáveis por mais de 40% das mortes de meninos e meninas, segundo o Unicef. A outra causa importante do elevado número de falecimentos é a Aids (sindrome da deficiência imunológica adquirida).

O progresso foi limitado na região da África subsaariana, disse a diretora-executiva do Unicef. Ann M. Veneman, no lançamento do estudo em Tóquio. A mortalidade infantil caiu 14% entre 1990 e 2006. a leve melhora pode ser atribuída à ampliação de programas de vacinação, ao aumento do uso de redes contra mosquitos e o fornecimento à população infantil de complementos de vitamina A. Outras iniciativas incluem incentivar a amamentação dos bebês por mais de seis meses e fornecer anti-retrovirais às mães para evitar a transmissão do vírus da deficiência imunológica humana (HIV, causador da Aids) aos seus filhos.

Em Ghana, todas as mulheres grávidas recebem complementos de ferro e ácido fólico e um tratamento para evitar a malaria. Todas as crianças entre seis meses e 5 anos recebem vacinas contra doenças infantis como sarampo e poliomielite. No Malawi, o governo ampliou sues programas de vacinação bem como o fornecimento de complementos de minerais como ferro, cobalto, cromo e cobre. As autoridades também constroem poços para facilitar o acesso à água potável das comunidades longe da infra-estrutura existente.

Cinco países da África do norte deram um grande passo na redução da mortalidade infantil, segundo o Unicef. Em Tunis, Argélia, Egito, Líbia e Marrocos os indicadores baixaram em pelo menos 45% entre 1990 e 2006. Essas nações relativamente prósperas estão n o caminho de cumprir o quarto dos oito Objetivos de desenvolvimento das Nações Unidas para o Milênio de reduzir a mortalidade de menores de 5 anos em dois terços. Os outros objetivos são reduzir a mortalidade materna em três quartos; diminuir pela metade a proporção de pessoas que vivem na indigência e sofrem fome, bem como conseguir a educação primária universal e promover a igualdade de gênero. Também combater a expansão do HIV/aids, a malaria e outras doenças; assegurar a sustentabilidade ambiental e gerar uma sociedade global para o desenvolvimento entre o Norte e o Sul até 2015, com relação aos índices de 1990.

Por outro lado, é pouco provável que a África subsaariana consiga algum dos objetivos de saúde até 2015. Toda essa região está atrasado em relação à erradicação da pobreza e das pessoas que sofrem fome, da melhoria da saúde materna e contenção da propagação do HIV. Um em cada seis menores nessa região morrerá antes de completar 5 anos de vida. O Unicef considera uma das regiões do mundo mais difícil para a sobrevivência dos menores. Na África do Sul, 250 mil menores de 15 anos são portadores do HIV, uma grande proporção em relação aos 400 mil que contraíram o vírus nessa faixa etária em todo o continente.

O fornecimento de anti-retrovirais não consegue deter a infecção de 64 mil crianças por ano neste país. As terapias com esses medicamentos reduzem a carga de HIV no organismo, retardando o avanço da doença e prolongando a vida. Na África subsaariana, a morte de menores de 5 anos aumentou 17% entre 1990 e 2006, em sua maioria atribuídas ao HIV/Aids. Na África ocidental e central houve mais pessoas sem acesso à água potável em 2004 do que em 1990. A água contaminada pode causar diarréia, desinteira e outras doenças. Mulheres, meninos e meninas que devem se deslocar para longe em busca de água correm o risco de serem atacados por bandidos. Por exemplo, no Sudão há casos de seqüestro e violações bem documentados.

http://static.hsw.com.br/gif/who-polio.jpg
Mundial da saúde(vacina da polio)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

África(turismo)

Turismo






A África é o segundo maior continente da Terra e conta com uma população de mais de 820 milhões de habitantes. Possui uma incrível diversidade cultural e ambiental. Patrimônios históricos e naturais. Reconhecida como o berço do Homo Sapiens.Quatro quintos do território africano encontra-se entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. O Equador corta a África quase ao meio. É o mais quente dos continentes e abriga o Saara, o maior deserto do Planeta.

*Pontos Turísticos:


- Museu do Apartheid
- Museu Hector Pieterson
- Gold Reef City (parque de diversões)
- Zoológico de Johanesburgo
- Galeria de Arte de Johanesburgo
- Museu da África
- Market Theatre
- Museu de Nelson Mandela e Casa de Mandela
- Sítio Arqueológico de Sterkfontein
- Castelo da Boa Esperança
- Table Montain
- Jardins da Companhia
- Districto Six Museum
- Greenmarket Square
- Waterfront
- Robben Island
- Jardim Botânico Kirstenbosch
- Bo-Kaap
- Cabo da Boa Esperança

África(cultura)

Cultura
A cultura da África reflete a sua antiga história e é tão diversificada como foi o seu ambiente natural ao longo dos milénios.
A África é o lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações muito grandes consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 70 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana.
http://humanitasolis.com/wp-content/uploads/2009/10/africa4.jpg

África(economia)

Economia
A economia da África consiste no comércio,na indústria,e nos recursos dos povos da África.
Embora algumas partes do continente tenham conseguido ganhos significativos nos últimos anos,
dos 175 países revistos do relatório humano de desenvolvimento de 2003 nas Nações Unidas.

*Agricultura: praticada de duas maneiras bem distintas: a agricultura de subsistência e a agricultura comercial.






Fotos da cultura,turismo de Moçambique

Cultura
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizOyxwFLi1dW2Gh6yAU6rk__VOidFs7MV4-O3_yiGsD__HiYAJy5PQTOWjdEeBAqCYwWuAWugca1k_LnGvDOk0gdlAuATj15PTcr3cri_vwGskOTBU9K9UstMvCP540YMXRwwUyN3G5lo/s400/timbila4.jpg
http://fotos.sapo.mz/O91lz3vMOizem8JrShiO/x435

Turismo
http://themarketingcollection.files.wordpress.com/2009/10/medjumbe-island-aerial-view.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_gk_4a6i_3E8/SWQQBx19yhI/AAAAAAAAAbs/wiV3FeIrDBc/s320/mo%C3%A7ambique.JPG

Moçambique (esporte)

Esporte
É popularmente designado por "Os Mambas".Apesar de não ter alcançado muitos sucessos nas provas internacionais que tem disputado.
Confederação:Confederação Africana de Futebol
Associação:Federação Moçambicana de Futebol
Material Desportivo:Puma
Uniforme:
mocambique_1011

Moçambique(turismo)

Turismo
O país tem um grande potencial turístico destacando-se as praias e zonas proprías ao mergulho nos seus mais de 2 mil km de litoral,os parques e reservas da natureza no interior do país.
As praias com águas limpas são apropriadas para a prática de turismo,principalmente as que se encontram muito distante de centros urbanos,com destaque para as Ilhas Quirimbas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCA5gv48PZZtmPcTi7imlOLgYp4pCkluvLPP6tr1VYPlQzb7Tck56CyXfv3U6KxgORIG4i5d6B4KcNuoWx0pt5TfMqNvP8zzMGLVnSomLk7KR2imlW9C-Xw5FWbA5dthUmPyFrayjiSr65/s320/Ilha+de+M.jpg

Moçambique(colonização,economia,cultura)

Colonização
Moçambique é um país situado na costa do Oceano Índico,com cerca de 20 milhões de habitantes
(2004).Foi uma colonia portuguesa,que tornou independente em 25 de junho de 1975.
A penetração portuguesa em Moçambique iniciada no ínicio do século XVI só em 1885 com a partilha de África pelas potências europeías durante a confêrencia de Berlim-que se transformou numa ocupação militar.Assim depois de uma guerra de libertação que durou cerca de 10 anos,
Moçambique tornou-se independente.

Economia
Cerca de 45% do território Moçambicano tem potencial para agricultura,porém 80% dela é de subsistência.Há extração de madeira nas florestas nativas.A reconstrução da econômia(após o fim da guerra civil em 1992,e das enchentes de 2000)foi dificultada pela existência de minas terrestres
não desativadas.O produto interno bruto de Moçambique foi de US$ 3,6 bilhões em 2001.O país é membro da União Africana.
*Principais Produtos Agrícolas:algodão,cana-de-açúcar,castanha de caju,polpa de coco,mandioca.
*Pecuária:bovinos,suínos,ovinos.
*Minerios:carvão,sal,grafite,ouro,pedras preciosas e possui também reservas de gás natural e mármores.
*Indústria:alimentos,têxtil,vestuário,tabaco,bebibas(ex:cerveja).

Cultura
Moçambique sempre se afirmou como pólo cultural com intervenções marcantes de nível internacional no campo da arquitetura,pintura e música.
http://www.turismomocambique.co.mz/WMOC/htm/images/mocambique/mocambique_cultura.jpg

Moçambique

Moçambique
Bandeira de   Moçambique Brasão de   Armas de Moçambique
Bandeira Brasão de Armas

República de Moçambique

Hino Nacional:Pátria Amada
Capital:Maputo
Cidade mais populosa:Maputo
Língua Oficial:Português
Independência:Portugal
Data da Independência:25 de junho de 1975
Área total:801 590 km²
População(2007): 20 069 738 hab.
PIB(2007): US$ 18,6 bilhões
Per Capita:US$897
Moeda:Medical
Fuso Horário:(+2)
Clima:Subtropical